2 Comentários
jan 6, 2023·editado jan 6, 2023Curtido por Lidyanne

Fiz o papanicolau com duas médicas mulheres diferentes aqui na Holanda e as duas vezes foram experiências horríveis. Não lembro de doer tanto no Brasil. Estou pensando até em fazer em casa da próxima vez que eu receber a cartinha. Sabia que dá pra fazer em casa?

Minha meta pra 2023 também é me dedicar ao holandês. Eu estudei algumas vezes, mas largava as aulas sempre que eu via que eu não estava aprendendo muito. Acho que as pessoas aqui também não ajudam, né? Assim como você, aprendi francês porque morei em Bruxelas antes de me mudar pra Amsterdã e lá eu não tinha outra opção a não ser entender e falar francês.

Boa sorte na sua jornada de aprendizado. :)

Expand full comment
author

Quando recebi a carta e apresentei à minha então huisarts, ela disse que se eu quisesse poderia fazer em casa. Mas sou muito troncha, não sei se daria conta. O primeiro papanicolau que fiz foi tranquilo, portanto só espero não ter mais que fazer com outro médico caso minha gineco esteja de férias ou em sick leave :(

É difícil demais se comprometer a aprender holandês no contexto em que vivemos. Na França (e imagino que em Bruxelas você teve uma experiência similar) melhorei na marra porque ninguém falava outra língua. Aqui, na maior parte do tempo, acontece muito de já falarem comigo em inglês antes que eu abra a boca. Meu sonho é ter vocabulário suficiente para insistir em falar holandês mesmo quando eles tentam trocar pro inglês. Porém tenho muuuuito chão pela frente até chegar neste ponto haha

Obrigada pela leitura e pelo comentário <3 Vamos ver se até o fim de 2023 conseguimos progredir no aprendizado desta língua doida. Boa sorte para nós!

Expand full comment