10 Comentários
Mar 16Curtido por Lidyanne

Obrigado por esse texto, pela sinceridade. Isso é uma coisa que a gente, que acaba romantizando viver no exterior, precisa ler e ouvir. Ainda mais lembrando o quanto você já esteve empolgada com a Holanda. Realmente, a gente acaba normalizando tudo, é engraçado. Mas que bom que você ainda consegue ver beleza nas coisas. Acho que essa corrida foi realmente excelente!

E interessante essa ideia de não pertencimento, que até a Rafaela estava abordando esses dias. E outra coisa é isso que você falou (e que minha psicóloga também disse quando eu estava pra me mudar daqui): não adiantar se mudar se você não muda por dentro. Não adianta buscar fora, é simples assim.

Expand full comment

lindo texto.

eu tô há mais de 8 anos no estrangeiro e nunca perco a sensação de estar em un outro lugar - o mais impressionante é que visitar o Brasil me provoca a mesma sensação. então percebo que é nas pessoas que ela cai, acho que encontro lar nos abraços mesmo e é isso.

Expand full comment
Mar 20Curtido por Lidyanne

Lidy, um dos seus textos mais lindos!!! Como estrangeira também posso afirmar que se sentir bem onde se esta tem mais a ver com a parte de dentro do que com o que diz o documento. Claro, há fatores na adaptação à um país/cultura que pode tornar a experiência mais ou menos prazerosa (inclusão e barreira linguística é um ponto!), mas ainda assim acho que é muito mais sobre como vc lida com isso. Conheço pessoas que são até mais brasileiros estando no estrangeiro do que no Brasil, como já conheci pessoas que vc nem percebe que é brasileiro até que a pessoa diga… Não existe lugar perfeito, existe o que vc faz com as imperfeições que a vida te dá - às vezes o que dá pra fazer é reclamar mesmo. Ou sentar num banquinho e aproveitar o sol :)

Expand full comment

"A vida é igual em toda parte e o que é necessário é a gente ser a gente." Clarice Lispector escreveu isso em Nápoles, em 1944, em uma carta endereçada às irmãs que moravam no Brasil. É um pouco do que você fala no seu texto também, um relato muito honesto e delicado, adorei!

PS - Também sou fã de corrida!

Expand full comment

Amei esse texto, Lidyanne!!! Muito gostoso de ler, reflexão linda ♡

Expand full comment